Aqui tem Jovem!

Só sentimos saudade do que é bom

No dicionário da Língua Portuguesa, saudade é sinônimo de solidão. É lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhadas do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. Mas, sinceramente, só consegue explicar o que é saudade quem já a sentiu, não é mes

Saber viver o sofrimento a exemplo de Cristo e São Paulo

Vida de oraçãoNinguém gosta de sofrer e poucos conseguem perceber que o sofrimento é redentor. Para perceber que existe um mistério salvífico no sofrer, basta que olhemos como Cristo viveu o seu sofrimento. A Cruz foi para Cristo a coroação do seu sofrimento e o ápice de toda a paixão salvadora. Dur

Ter fé e ser cristão é ter compromisso e fazer a diferença

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no número 1814, “pela fé, o homem livremente se entrega todo a Deus. Por isso, o fiel procura conhecer e fazer a vontade de Deus. ‘O justo viverá da fé’ (Rm 1,17). A fé viva ‘age pela caridade’ (Gl 5,6)”.A partir deste enunciado, compreendemos que fé é a respo

Nós seríamos pessoas melhores se rezássemos mais

Falta de oraçãoQuero ressaltar a passagem do Evangelho de Lucas onde o Senhor Jesus, a pedido de seus discípulos, ensina a rezar.É a única oração que o Senhor ensinou: “Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como t

Se Deus conhece nossas necessidades, por que rezamos?

No Evangelho de Mateus, Jesus nos deixa um ensinamento: “Pedi e recebereis” (Mateus 7, 7). Portanto, se queremos alguma coisa de Deus, devemos pedir. E Jesus reforçou a importância da perseverança na oração na parábola do juiz iníquo (Lucas 18, 1-8).Nesta parábola, um juiz não temia a Deus nem respe

5 ensinamentos básicos de Jesus sobre a oração

EnsinamentosEntre os mais importantes ensinamentos de Jesus, encontramos sua abordagem da oração e sua compreensão íntima dessa prática. Nos Evangelhos, Jesus ensina seus discípulos a rezar e, mais importante que isso, dá orientações claras sobre o que é a oração, descrevendo-a como um relacionament

Como é viver a santidade na vida cotidiana?

Exemplo de vidaA santidade é a vocação de todo cristão batizado, independentemente do seu estado de vida e da realidade em que esteja inserido. Em sua Encíclica Gaudete et Exsultate sobre o chamado à santidade no mundo atual, Papa Francisco nos diz que a santidade é, sem dúvida, o rosto mais belo de

As 3 palavras que você deveria “tatuar” no seu coração

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6a). Ao colocar essas afirmações, Ele consegue condensar, sintetizar o processo de santificação, de humanização, de divinização e de cura. Ele mostra como pode fazer um processo de cura do homem todo e todo homem, porque a grande meta de Jes

Nas pegadas de Jesus Cristo, devemos seguir firmes

Crer em DeusA fé em Jesus nos leva a vivermos como Ele viveu; e a maneira de Jesus viver é totalmente contrária ao modelo de vida que nos é apresentado pelo mundo tão conturbado. Somos convidados a sermos testemunhas fiéis na fé, na caridade, no bom exemplo cristão, porque “O Bem nunca Muda”. Por is

Quanto valem hoje as 30 moedas de prata de Judas?

Traição de JudasJudas traiu Jesus pelo dinheiro? É difícil voltar no tempo para descobrir as intenções exatas de Judas Iscariotes, mas podemos pelo menos examinar o preço que Judas cobrou por sua traição e ver se o dinheiro foi tentador o suficiente para fazê-lo entregar o Filho de Deus. Vamos prime

Quando Deus fala através dos animais

O que os cachorros têm a ver com a adoração à Eucaristia? O bispo Fulton Sheen encontrou uma bela relação entre eles num dia em que se sentia desanimado e lhe custava rezar. Já fazia algum tempo que ele estava passando por um período de aridez espiritual. Sua impressão era de que seus tempos dedicad

Há algo tão importante quanto saber dar: saber receber

Dar e receberFelizes beneficiários do dom da vida! A primeira parte da nossa existência passa pelo recebimento.Durante toda a nossa infância, nos beneficiamos dos inúmeros cuidados de que nossa fraqueza precisa: cuidados corporais sem os quais o bebê não pode sobreviver, cuidados afetivos para ampli

Por que os justos sofrem? Por que há sofrimento?

ReflexãoAntes de pretender saber o porquê do sofrimento na vida do homem, é preciso se questionar primeiro sobre o que é o sofrimento.É certo que, o sofrimento não é um castigo imposto por causa de nossas faltas, como muitas pessoas pensam e identificam-no como um mal. O mal, antes de ter um motivo

Nas provações ver a mão de Deus

AmadurecimentoEm meio às provações, procurarei enxergar a amorosa mão de Deus. Nada é tão duradouro como o sofrimento; ele sempre acompanha fielmente a alma. Ó Jesus, não permitirei que alguém me ultrapasse no amor por vós (D. 227).Esta é uma graça que precisamos pedir para nós: ver no meio das prov

Como confiar suas dores e tristezas ao Sagrado Coração de Jesus

Passo para a curaÉ relativamente fácil louvar a Deus pelas coisas boas que acontecem em nossas vidas. Nosso espírito imediatamente se alegra e dá graças a Deus pelas bênçãos recebidas.Porém, muitas vezes é difícil confiar a Deus nossa dor e nossa tristeza. Nós tendemos a manter nossa dor profunda de

O desafio do diálogo conjugal

Há quase vinte anos, no dia em que minha esposa e eu começamos a namorar, nossa primeira atitude foi nos sentarmos na escadaria lateral da igreja matriz da nossa cidade natal, lá no interior da Bahia, e contarmos as nossas histórias afetivas um para o outro. Trazíamos no coração o desejo de sermos t

O que Deus quer do nosso coração?

Antigo TestamentoNosso coração pode ser dividido entre grandes desejos de bem e inclinações para o mal. Assim, o pecado tem sua origem ali e leva a divisão às próprias profundezas do ser humano.O grito da pessoa orante consistirá então em implorar a Deus por um coração que seja UM (Sl 86) como o pró

Controlar as expectativas é o jeito mais simples de perdoar

Quando lembro, já com algum distanciamento, de mágoas que ficaram no passado, elas já não doem mais tanto. Certa vez li uma frase em um desses memes motivacionais, cujo autor desconheço, que no entanto me fez muito sentido: “O tempo cura tudo; só não cura o tempo que você perdeu esperando o tempo pa

A pandemia, a crise e a esperança que não decepciona

ReflexãoA esperança é um dos grandes temas do novo livro do Papa Francisco, A vida após a pandemia (Roma: Librerie Editrice Vaticana, 2020). Seu ensinamento é preciso: nesses tempos de pandemia e crise econômica, nossa esperança vem da fé em Cristo. Nela encontra-se a “esperança que não decepciona”

Como combater a injustiça? A Palavra de Deus nos mostra o caminho

Lutar contra a injustiça no mundo é um esforço digno, parte essencial da mensagem do Evangelho.Primeiramente, Jesus nos exorta a fazer um inventário pessoal, olharmos dentro de nossos próprios corações antes de corrigirmos o que os outros estão fazendo, como mostra esta passagem do Evangelho de São

Que tal vivermos uma “pandemia mariana”?

Amor por MariaMuito tem se pensado e se preocupado com a pandemia atual. O coronavírus está em primeiro lugar nas notícias de forma disparada e não é para menos, afinal, muitos estão sofrendo e padecendo por ele. A grande preocupação é com o alto risco de contágio apresentado.Penso que o vírus tem o

A presença salvadora de Jesus Cristo

EntendaTodas as pessoas que participam da missão de Jesus participam também do seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real. Participam do sacerdócio de Cristo através da busca da santificação pessoal e comunitária, da oração, da intercessão etc. Essas também participam do múnus profético atravé

Por que devemos agradecer a Deus pelas maravilhas da natureza?

NaturezaEmbora seja relativamente fácil agradecer a Deus pelo belo pôr do sol e as paisagens deslumbrantes, tendemos a ter muito mais dificuldade em agradecer a Ele pelas partes mais desagradáveis da natureza.Infelizmente, essa visão da criação pode facilmente levar a um desejo de dominação, onde te

“Ora que melhora”

OraçãoUma vez li uma frase que ficou gravada na minha memória: “ora que melhora”.A oração é um remédio que cura muitos males. Mas ela deve estar fundamentada em pelo menos três pilares: a, humildade, a perseverança e a fé.No Evangelho de Mateus (7, 21-28) Jesus é abordado por uma mulher que pedia a